O homem não foi à Lua em 1969? - As Mais Intrigantes Teorias da Conspiração Mundiais

As Mais Intrigantes Teorias da Conspiração Mundiais: O homem não foi à Lua em 1969?, Extraterrestres

últimas Noticias

Post Top Ad

quinta-feira, 18 de julho de 2019

O homem não foi à Lua em 1969?



Sem sombra de dúvidas podemos afirmar que a mais famosa teoria da conspiração de todos os tempos está relacionada a ida à Lua pelo ser humano. Mesmo depois de 50 anos, muitos indivíduos simplesmente não acreditam que o homem tenha conseguido chegar a esse adorado astro e que tudo não passa de uma farsa.

Para isso precisamos compreender todo o contexto que leva as pessoas a crerem que os Estados Unidos na verdade não conseguiu sair da atmosfera e pousar na Lua e que tudo não passou de uma armação para a nação americana se mostrar superior as demais.


Guerra Fria


Para entender como surgiu a necessidade de ir para o espaço, precisamos voltar no período de 1947 à 1991 que foi o conflito militar que se sucedeu após o fim da Segunda Guerra Mundial e com a separação do mundo em dois blocos: o socialista e o capitalista.

O lado capitalista era representando pelos Estados Unidos, já no lado socialista tínhamos a União Soviética (URSS). Como se tratou de disputas indiretas, em áreas sociais e também de desenvolvimento como tecnologia, poder militar e até mesmo economia, essa época foi chamada de Guerra Fria.

Sendo o momento em que essas duas nações se tornaram as principais superpotências mundiais e começaram a correr para ver quem se sairia melhor em todas as áreas. Nessa época tivemos a Corrida Armamentista, para ver quem tinha mais armas nucleares, e a que mais nos importa: a Corrida Espacial.


Corrida Espacial: EUA vs URSS


Essa disputa começou no fim da década de 50, onde o primeiro foco era conseguir criar e enviar para a órbita do nosso planeta um satélite artificial. Quem acabou realizando essa façanha foi a União Soviética quando eles tiveram sucesso em lançar o Sputnik em 4 de outubro de 1957. O que deixou os Estados Unidos se sentirem um passo atrás, fazendo com que seus especialistas desenvolvessem mais projetos para conseguir enviar um o mais rápido possível.

Assim apenas três meses depois os americanos também conseguiram lançar o seu primeiro satélite, no dia 31 de Janeiro de 1958 o qual foi nomeado Explorer I. Não satisfeitos o presidente da época, Dwight Eisenhower, anunciou em Julho do mesmo ano a fundação da NASA, que se tornou um órgão federal com o foco na exploração do espaço.

Porém os sovietísticos não ficaram felizes com o desenvolvimento estadunidense e acabaram por também serem os primeiros a enviar uma sonda para Lua, logo depois também fez com que Yuri Gagarin se tornasse o primeiro ser humano a conseguir orbitar ao redor do nosso planeta.

Isso fez com que engenheiros norte-americanos se empenhassem ainda mais, até que conseguiram mandar o astronauta Alan Shepard para o espaço. Logo depois, no ano de 1961 o presidente John F. Kennedy comunicou a todos o projeto mais importante da NASA, que seria o Projeto Apollo.


Missão Apollo 11


Bom, para chegarmos na missão que mudou a história do planeta precisamos entender o Projeto Apollo. Que ficou conhecido por causa do comunicado lançado por Kennedy onde ele dizia que a NASA levaria o primeiro homem a Lua em 10 anos.

A primeira tentativa foi chamada de missão Apollo 1 que infelizmente foi um total fracasso, pois ocorreu um incêndio por causa de um problema de curto circuito e que levou a morte de todos os astronautas que estavam na capsula. Isso teve uma repercussão tão grande e negativa que os engenheiros tiveram que adiar qualquer tentativa por um tempo.

Porém logo depois eles conseguiram realizar uma missão na Apollo 7 que foi apenas para testes em órbita. No final de 1968 eles tentaram mais uma vez enviar uma tripulação a Lua, porém eles não conseguiram pousar e apenas circundaram o astro, porém ainda consideraram isso um grande feito.

Finalmente no dia 20 de Julho de 1969 tivemos a Missão Apolo 11 que foi tripulada por  Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, sendo literalmente ele o primeiro homem a pisar na Lua. Milhões de pessoas acompanharam esse feito deslumbradas e Niel disse a famosa frase “Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade.” Fazendo assim com que os Estados Unidos ganhassem a Corrida Espacial.


Teorias


Por mais que fosse algo incrível, muitas pessoas não acreditam nessa história, achavam que era impossível alguém conseguir pisar na Lua e que tudo não passava de filmagens de cinema, fazendo com que pipocassem ideias na cabeça dos conspiradores, onde inclusive muitas das teorias possuem supostas provas. Vamos ver as mais famosas:

A principal é a foto em que o astronauta está do lado da bandeira dos Estados Unidos e a mesma se encontra “tremulando/balançando”, como se no local tivesse a presença de vento. Mas como teria vento se ele estão fora da atmosfera e não possuem oxigênio?!

Outra teoria bastante discutida é o fato das sombras que existem nas fotos, porque elas não apontam para um lado só e sim para vários. Mas isso seria impossível, porque se a luz mais forte seria a do Sol, as sombras estariam apontando para apenas uma direção e não em várias. Por isso se acredita que tudo foi feito em um estúdio de cinema com aquelas luzes refletoras e holofotes.

E por falar em estúdio, existe a teoria que envolve a famosa Área 51, a qual já falamos aqui no Blog, onde em um dos laboratórios teria todo um cenário montado para simular a chegada do homem a Lua e quem teria dirigido tudo seria o Stanley Kubrick, que foi responsável pelo filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço" o qual ele teria usado como referência para filmar o pouso.

Tem uma teria que fala sobre as diversas fotos que foram registadas dos astronautas em solo lunar, onde não se consegue ver no reflexo do capacete nenhuma câmera, aumentando assim as suspeitas que tudo não possou de uma conspiração governamental.

Também tem a teoria que fala sobre os restos deixados pelos astronautas, a bandeira americana e também o próprio módulo lunar da nave, só que não se pode enxergar na superfície da Lua nada disso, mesmo com um telescópio de grande alcance.

Uma teoria que também foi muito discutida é o fato da pegada em perfeito estado feita por Buzz Aldrin que foi até fotografada, só que para uma pegada ser feita é preciso ter água, o solo deve estar um pouco molhado. Porém não existe água na lua, então como ela foi formada?

Por fim e não menos importante é a pergunta que muitas pessoas fazem: Porque os EUA não voltou à Lua? Pois, se eles conseguiram naquela época que a tecnologia não era tão avançada, porque não vão novamente já que tivemos uma grande evolução tecnológica?

E então, você também já se fez essa pergunta? Será que no final de contas o homem realmente teria conseguindo pousar no astro lunar? De acordo com a NASA existe uma explicação lógica para todas essas conspirações e que o fato deles não terem ido novamente é por causa do alto custo que uma viagem dessa proporção precisa, mas será que eles estão falando a verdade ou apenas ainda querem se manter como os vencedores da Corrida Espacial?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad